O por que de o JapaMala conter 108 contas!
- Daiana Ribas
- 12 de ago. de 2014
- 4 min de leitura
As 108 contas do JapaMala!

108 = 0108 número forte Hebreu = neblina, vapor do solo a partir do qual as nuvens se formam, assim chamado porque envolve e cobre a Terra como um véu. Esta derivação também é confirmada pela raiz árabe “med”, que significa o que guarda e fortalece qualquer coisa, defesa.
Também significa atmosfera.
1-0-8 é o número de emergência na Índia (tal como 9-1-1 nos EUA). Uma frase comum na India é “Ligue 108 e salve uma vida”.
Para se ter uma ideia, este número é produto de operações matemática simples e precisas. Por exempo, ao se multiplicar 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª, o resultado é 1 x 4 x 27 = 108.
O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas.
O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9. O “108? também aparece como a representação do chackra cardíaco; no Shri Yantra; nos textos védicos, onde 108 é o número em que se divide o tempo entre passado, presente e futuro; na astrologia, com seu 9 planetas e 12 casas ( 9×12 =108); na astronomia, que mede o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra.
E ainda 108 são o número de Gopis de Krishna, 108 são os Upanisades, 108 são o número de contas do japamala e poderia citar ainda muito mais sobre o número 108.
É conhecido que o Mala ou rosário usado em toda a Índia, e que se espalhou pelo mundo, tanto dentro da religião Hindu, como em outras religiões possui 108 contas.
Este número “108” é um número sagrado, por diversas razões.
Estas razões são matemáticas e metafísicas (como a própria matemática).
Os antigos indianos eram excelentes matemáticos.
Não houve matéria no campo da Álgebra e da Geometria, que não tenha sido estudado por eles.
Vejamos, então, alguns aspectos e como eles dizem respeito ao número sagrado 108:
2. Sri Yantra Outra grande fonte de meditação no sagrado 108 é o Sri Yantra. Este símbolo sagrado é conhecido como o monte Meru. Neste Yantra Marmas ou pontos, onde três linhas se entrecruzam, e há 54 sub-cruzamentos. Cada um destes cruzamentos são masculinos e femininos, qualidades de Siva e Sakti.
Portanto, estes 54 cruzamentos, sendo masculinos e femininos, resultam no número 108. Por conseguinte, este número 108 define o Sri Yanta, bem como o próprio corpo humano. Igualmente, o número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, e se somarmos o número 108, da seguinte forma 1 + 0 + 8, teremos o número 9, que multiplicado por 12, também resultará em 108. Isso se deve pela ciência da numerologia, em que cada número e seqüência, bem como arranjos, possuem um significado profundo, além da objetividade que pretende dar a matemática vulgar.
Chakra do coração:
O Chakra do coração, ou do vórtice de energia do Anahata, possui linhas de interseção. Os Vedas dizem que há 108 linhas de energia no Chakra do coração, onde o Paramatma está residindo. É a partir do Chackra do coração que o Yogi atinge a iluminação do Sahasrara ou Chakra do auto da cabeça, cuja energia é levada pelo canal central ou Sushumna para a coroa da realização em Deus.
Pontos Marmas:
No corpo sutil há pontos de captação de energia. Estes pontos são chamados de Marmas, e são como pontos de interseção por sobre os Nadis ou canais de distribuição de energia. Os textos védicos afirmam que há 108 Marmas por sobre o corpo, e que têm reflexos no corpo físico e nas diversas funções vitais.
O tempo O tempo é dito que possui 108 sentimentos, os quais estão em número de 36 no passado, 36 no presente, e 36 no futuro. Esta relação da psicologia da percepção do tempo, no mundo finito, é considerada uma dilação do Akasha.
Astrologia
A astrologia védica ou Jyotish considera os 9 planetas visíveis, bem com oas 12 casas das constelações, chamados de Manshas ou Chandrakalas. A relação de 9 x 12 é igual a 108. A palavra Chandrakala é composta de Chandra = lua, e Kalas, divisões do tempo. O diâmetro do sol é 108 vezes maior do que o da Terra.
Gopis do Senhor Krishna
Sri Krishna, o Senhor Supremo, protagonista do Bhagavad-gita, tinha 108 Gopis ou servas fixas, e 108 mil esposas. Isso é transcendental e não pode ser comparado com as coisas da paixão mundana e leviandade chula.
Relações diversas
O número 108 quando divido em porções fracionárias, possui 54, 36, 27, e nove. Então há Malas ou rosários com estas subdivisões, e o devoto faz os devidos arranjos para completar as 108 voltas.
Islamismo: no Islã, o número 108 é usado como representante de Deus. Sikh: na tradição Sikh, o número 108 está presente nas suas mantas de la, que possuem 108 nós na seqüência, além daqueles que estão nos seus Malas de japa.
Chineses: os budistas chineses, por notória influência da Índia, usam malas de 108 contas, que eles chamam de Su-chu, dividindo este Mala em 3 divisões de 36 contas.
Estágios da Alma: as Escrituras dizem que a alma possui 108 estágios na sua jornada por sobre a Terra, e se não atinge a liberação, deverá voltar para o seio de Paramatma e retornar mais tarde para uma nova jornada de 108 vidas.
Meru: em um Mala ou rosário, há uma pedra maior chamada de Meru. Ela não faz parte das 108 contas em seqüência, e marca o início e o fim de um Mala de Japa (canto do Mantra).
Pitágoras: .
para este filósogo grego, que bebeu da sabedoria dos matemáticos indianos, em viagens que fez para o continente indiano, como facilmente podemos ver na sua biografia, dizia que o número 9 era o limite para todos os números. Todos os outros nomes existem e vêm do mesmo, isso é, de 0 a 9, e com estes números pode-se fazer uma quantia infinita, nos seus diferentes arranjos.
Comments